As funções executivas são afetadas por todos os transtornos. Há uma diminuição de neurotransmissores, diferença na expessura do córtex cerebral e na qualidade das conexões sinápticas.
O que são as funções executivas? É um conjunto de processos cognitivos necessários para a realização de tarefas que exigem concentração. São imprescindíveis para diversos aspectos da vida: saúde, qualidade de vida, potencial para aprendizagem, sucesso escolar, realização profissional e afetiva. O baixo desempenho escolar é um dos prejuízos funcionais mais importantes e frequentes no TDAH e está relacionado aos sintomas da desatenção, onde a taxa de comorbidade com os transtornos de aprendizagem é de aproximadamente 45% (Neuropsicologia Teoria e Prática, 2014).
TDAH NA PRÁTICA:
Pais e professores muitas vezes se sentem perdidos, frustrados e exaustos; esquecem-se que este transtorno não foi escolhido e a criança ou adulto não tem controle sobre seu comportamento disfuncional, na maioria das vezes.
Perfil do portador do TDAH:
Geralmente: O seu quarto reflete a sua natureza mental, confuso, desorganizado e sem categorização, no melhor estilo, “tudo ao mesmo tempo agora”. Não recolhem o prato da mesa, jogam lixo fora da lixeira, esquecem de apertar a descarga, deixam a toalha molhada e embolada sobre a cama, guardam as roupas usadas dentro do guarda-roupa ou deixam pelo chão, esquecem de tudo, são mais preguiçosos, sonolentos na hora errada, e insones no momento de dormir, tem dificuldade de atender às orientações verbais e também as escritas (quando longas), falam muito ( tipo impulsivos) ou são no “mundo da lua” ( tipo desatentivo), tem dificuldade em se relacionar com os outros por não esperarem a vez, por atrapalharem as brincadeiras, não tem travas na língua e muitos casos, não tem o “desconfiômetro” ligado, em alguns casos são desafiadores, teimosos, brigões, agressivos, são muitas vezes tristes e com baixíssima auto estima, se sentem rejeitados e quase sempre manifestam a sensação de se sentirem INADEQUADOS. São devoradores de tudo que vira glicose no sangue, principalmente dos salgados, gordurosos, doces e açúcar refinado.
O pior lado desta história: quando não diagnosticados e tratados na infância, podem chegar à adolescência com o transtorno e se ligarem às drogas, álcool, sexo inconsequente, jogos e até delinquirem.
Ainda, ansiedade, depressão, pânico, fobias, distúrbios do sono, transtornos alimentares, bruxismo, (chegando ao suicídio) são comorbidades frequentes nos portadores do TDAH.
O mais importante de tudo isso é entender que eles não estão assim por que querem, por serem mal educados, terem má personalidade ou ainda por serem uns “encostados, malandros”.
Eles sofrem muitas vezes em silêncio e gostariam de fazer certo e ter o reconhecimento de seus pais, avós e professores. Eles podem mudar! eles conseguem dar conta de tudo que quiserem e você pode ajudar!
Primeiro passo, a Neurometria funcional, Aplicada e biofeedback cardíaco, através da avaliação do Sistema Nervoso Autônomo e Cognitivo com protocolos para treinar o seu cérebro. Ainda, através da meditação eletrônica a coerência cardíaca é trabalhada com paisagem interativas.
O DSM-V, menciona a remissão parcial (os neurotrainners tem um raciocínio um pouco diferente da medicina e psicologia clássicas)dos sintomas do transtorno e a neuroplasticidade acontece com maior facilidade por conta da excessiva populaçáo neuronal antes da grande poda em crianças até oito anos de idade, principalmente. Quando tratado adequadamente e quanto mais cedo diagnosticado, maiores e mais rápidas são as mudanças e os benefícios do treinamento cerebral.
Quando recebemos adultos na CIA do Cérebro, é muito comum que eles nunca tenham recebido a avaliação de TDAH, já que nos procuram por outros problemas, tais como: ansiedade generalizada (TAG), frustração profissional ou acadêmica, insônia, problemas com a memória, pânico, fobias, relacionamentos afetivos tóxicos, dependência química, disfunção sexual e mais uma infinidade de prejuízos em todas as esferas da vida de um adulta.
(sabia que existe uma relação entre TDAH e ovários micropolicísticos e TPM?)
Quando recebem o laudo conclusivo da avaliação do sistema nervoso autônomo e cognitivo e se enxergam pela primeira vez como portadores de um transtorno que se arrastou desde a infância até os dias da vida adulta fazendo estragos imensos e muitos, irreparáveis!
Alguns choram de alívio por entenderem de uma forma tão inconsteste que não eram preguiçosos, burros, encrenqueiros, e mais uma dezena de rótulos impostos durante toda uma vida de dor, baixa autoestima, sentimento de inadequação, divórcios, separações familiares, demissões, insucessos acadêmicos…outros já caíram na gargalhada, mas a sensação é sempre libertadora e permite zerar tudo que ficou pra trás e começar uma vida nova, com outras perspectivas sobre si mesmo, sobre os outros e encarar o futuro de frente com estratégias até então nunca conhecidas; condicionamento operante para mudar o cérebro, novos comportamentos alimentares, práticas de exercício, banhos de sol, suplementação, visitas a outros especialistas sintonizados com a matriz de raciocínio da CIA do Cérebro.
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