BIOFEEDBACK CARDÍACO

Bioffedback Cardíaco é mais um equipamento para treinamento e terapia na CIA

A célebre pergunta: “Conhece a ti mesmo?” deixou muitos terapeutas de cabelo em pé!Como desvendar os mistérios dos comportamentos inconscientes de um paciente em sofrimento psíquico se muitas vezes, nem mesmo o próprio os conhece?”Só sei que nada sei” é o que respondem os que ainda não conhecem o biofeedback cardíaco ou biofeedback do HRV. Graças à tecnologia e os avanços científicos, hoje podemos ir um pouco além do que nos falam nosso clientes e através do mapeamento dos batimentos cardiíacos, intervalo RR, um sentimento pode ser representado, traduzido, tangibilizado. Através da avaliação das ondas sinusais(movimento cardíaco) um neurotrainer pode verificar se um paciente está triste; ainda que este sentimento não esteja consciente para ele.
O Cardioemotion foi criado pelo cientista Prof DR.Marco Fabio Coghi, em 2009, no Centro de Inovação da Universidade de SP (CIETEC),para utilização do biofeedback cardíaco como ferramenta da saúde integrativa;tem demonstrado em diversos artigos científicos sua eficácia no tratamento da fibromialgia, asma, DPOC, reabilitação cardíaca, hipertensão arterial, dores musculares crônicas, depressão, ansiedade, distúrbio pós-traumático, insônia, alívio da “fissura” para o tratamento da dependência química, na Síndrome de Burnout entre muitos outros.
Promove o fortalecimento da homeostasia dos barorreceptores, regula as vias aferentes vagais às áreas do córtex frontal, para citar alguns dos benefícios da utilização do sistema de biofeedback cardíaco.
Termos conhecidos da área médica como aumento da variabilidade ou coerência cardíaca são os objetivos do treinamento.