COMORBIDADES do TDAH

Muitas vezes um cliente descobre que tem o transtorno por acaso, por procurar ajuda para o que é conhecido por comorbidades de uma disfunção maior.
Pense como se fossem “doenças” acessórias de uma patologia maior (isso é bem “grosso modo”; (neurotrainners utilizam um outro raciocínio para os transtornos, mas serve didaticamente para o entendimento).
Funciona assim, uma alteração compatível com o quadro de TDAH pode provocar: depressão, ideação suicida, ansiedade generalizada (TAG), bipolaridade (TAB), transtorno opositivo desafiador (TOD), transtorno obsessivo compulsivo (TOC), síndrome do pânico, fobias, distúrbios do sono, bruxismo, síndrome dos ovários micropolicísticos.

O que ainda acontece muito é que a avaliação do TDAH passa muitas vezes subdiagnosticada trazendo alguns equívocos na conduta terapêutica e medicamentosa. Sendo esta, não raras vezes, o motivo do abandono do tratamento e/ou da piora dos quadros.
Referências Consultadas (Manual e Código): AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (APA). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. 5ª ediçao, Editora Artmed,2013. CID -10:F-90 Referências Bibliográficas: COSENZA,Ramon M.Neurociência e Educação: Como o Cérebro Aprende/Ramon M. Cosenza, Leonor B.Guerra – Porto Alegre: Artmed, 2011 151pp HOUZEL, Suzana Herculano: Cérebro Nosso de Cada Dia. Vieira e Lent Casa Editorial, 2002 O Cérebro em Transformação, Editora: Objetiva, 2005 Sexo, Drogas, Rock and Roll e Chocolate. Vieira e Lent Casa Editorial, 2003 Fique de Bem Com Seu Cérebro. Editora Sextante, 2007 Neurociência da Mente e do Comportamento. Roberto Lent, coordenador. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008. RELVAS, Marta Pires.Neurociência e Transtornos de Aprendizagem: As Múltiplas Eficiências para uma Educação Inclusiva, 6 ed Rio de Janeiro:Wack Editora, 2015. 144pp ROHDE, Luis Augusto; Mattos Paulo & Cols. Princípios e Práticas em TDAH: Transtorno de Déficit de Atenção/ Hiperatividade. Porto Alegre: Artmed, 2003. SILVA,Ana Beatriz Barbosa.Mentes Inquietas:TDAH:desatenção, hiperatividade e impulsividade- 4 ed. São Paulo:Globo,2014. 304pp. SILVA, Ana Carolina Pereira da et al. A explosão do consumo de ritalina. Em: Revista de Psicologia da UNESP 11(2), p. 44-57, 2012. Neuropsicologia:Teoria e Prática/Organizadores, Daniel Fuentes…[et al] 2 ed Porto Alegre:Artmed, 2014 432pp Referências Consultadas (sites): www.http//:tdah.org.br www.neurometria.com.br www.cardioemotion.com.br www.braintrainner.com.br