EXAMES PARA TDAH

Embora muitos especialistas, conhecidos e respeitados como referências no assunto, ainda afirmem que não há exame para TDAH, discordo com base em muitos artigos científicos e ainda, por estar amplamente divulgado em um dos livros, por uma das autoridades no transtorno, como a psiquiatra, DrªAna Beatriz Barbosa Silva (Mentes Inquietas, 2014). Exames de imagem: SPECT (tomografia por emissão de fóton único) e PETSCAN (tomografia computadorizada por emissão de pósitron), mostram déficit no fluxo sanguíneo no lobo frontal direito, nas regiões ventromedial, dorsolateral e somatosensorial.
O TQ7, da Brain Trainner, oferece um mapeamento do cérebro realizado por Neurofeedback que evidencia entre outros transtornos, o TDAH.
Na CIA do Cérebro, utilizamos o DLO (Decúbito dorsal, Levantar e Ortostático), manobras que simulam as posições deitado, sentado e em pé, com as demandas do dia para verificar a adaptabilidade do sistema nervoso autônomo e cognitivo; a avaliação da Neurometria Funcional que sugere quadro compatível com o transtorno e nossa matriz de raciocínio segue os princípios da neurociência através da capacidade plástica das conexões neuronais que ao se reorganizarem provocam alterações químicas, estruturais e funcionais no cérebro devolvendo ao seu portador, qualidade de vida, equilíbrio fisiológico, comportamental e cognitivo.

Referências Consultadas (Manual e Código):

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (APA). Manual diagnóstico e
estatístico de transtornos mentais. 5ª ediçao, Editora Artmed,2013.

CID -10:F-90

Referências Bibliográficas:

COSENZA,Ramon M.Neurociência e Educação: Como o Cérebro Aprende/Ramon M. Cosenza, Leonor B.Guerra – Porto Alegre: Artmed, 2011 151pp

RELVAS, Marta Pires.Neurociência e Transtornos de Aprendizagem: As Múltiplas Eficiências para uma Educação Inclusiva, 6 ed Rio de Janeiro:Wack Editora, 2015. 144pp

ROHDE, Luis Augusto; Mattos Paulo & Cols. Princípios e Práticas em TDAH: Transtorno de Déficit de Atenção/ Hiperatividade. Porto Alegre: Artmed, 2003.

SILVA,Ana Beatriz Barbosa.Mentes Inquietas:TDAH:desatenção, hiperatividade e impulsividade- 4 ed. São Paulo:Globo,2014. 304pp.

SILVA, Ana Carolina Pereira da et al. A explosão do consumo de ritalina. Em:
Revista de Psicologia da UNESP 11(2), p. 44-57, 2012.

Neuropsicologia:Teoria e Prática/Organizadores, Daniel Fuentes…[et al] 2 ed Porto Alegre:Artmed, 2014 432pp

Referências Consultadas (sites, links):

COSTA, Durval C; OLIVEIRA, José Manuel AP; BRESSAN, Rodrigo A. PET e SPECT em neurologia e psiquiatria: do básico às aplicações clínicas. Rev. Bras. Psiquiatr., São Paulo , v. 23, supl. 1, p. 4-5, maio 2001 . Disponível em . acessos em 23 set. 2020. https://doi.org/10.1590/S1516-44462001000500003.

transtorno-de-deficit-de-atencao-e-hiperatividade-tdah-o-processo-de-encaminhamento-e-psicodiagnostico.html

www.http//:tdah.org.br