ANSIEDADE E ENEM

Tenho acompanhado de perto o sofrimento de pais e jovens que estão prestes a fazer o ENEM.
Segundo a OMS, o brasil é o país com o maior número de pessoas com ansiedade disfuncional e com a pandemia, atualmente, contamos com mais de 60% de ansiosos disfuncionais.
Quando estamos ansiosos, com medo, preocupados, o eixo luta fuga é acionado. Grosso modo, este eixo é um caminho que o nosso sistema repete sempre que precisamos ser protegidos ou atacar.
O que acontece neste processo? Cortisol elevado e onde há descarga de cortisol, haverá inibição de serotonina e por efeito dominó, a melatonina também é prejudicada. Sabe o que isso importa: problemas com o sono, digestão, energia e memória, tomada de decisão equivocada, baixa libido…isso para ser bem simplista porque quando você altera uma química todas as outras vão alterar para tentar compensar a primeira.
Tá entendendo até aqui o mecanismo automático do seu cérebro?
E não dá pra dizer sem uma avaliação de exames ou de biofeedback, em que grau você está. A maioria de nós já está bastante disfuncional e nem percebe.
Você está me entendendo? Pergunte ao alcóolatra se ele bebe muito? Questione o dependente químico se ele tem controle sobre o vício dele? Já percebeu que pessoas que tem mau hálito ou odor nos pés ou axilas não sentem?
Ainda dá tempo de frear este sistema. Aprender novos comportamentos e controlar o seu sistema nervoso autônomo com biofeedback e neurofeedback.
Na CIA do Cérebro o cliente aprende a controlar o Sistema Nervoso Autônomo, através de protocolos e áudios biauriculares que promovem a neuroplasticidade cerebral.
Condicionamento operante, é isso que fazemos aqui.
De acordo com os estudos de Thorndike, B.F.Skinner (1904-1990) a partir de 14 sessões de reforçamento, o cérebro já registra engrama (traço de memória).
A cada 16 seesões, durante quatro meses, uma vez por semana na CIA, o cliente leva arquivos de áudios, chamados biauriculares para realizar diariamente, de uma a quatro vezes por dia, uma terapêutica domiciliar; chegando a fazer de 360 a 400 repetições dos treinamentos executados no Centro de Inteligência e Autogestão do Cérebro.