Você deve encontrar seis critérios, no mínimo nos sintomas de desatenção e hiperatividade/impulsividade; sendo que os mesmos devem estar presentes por pelo menos seis meses e ainda, se repetir em dois ambientes distintos
DESATENÇÃO:
1 – Tem dificuldade em planejar algo, seguir e/ou organizar rotinas e/ou começa coisas e não termina;
2 – Tem dificuldade em seguir instruções;
3 – Comete erros por pequenos descuidos;
4 – Tem facilidade em estar distraída com estímulos a sua volta;
5 – Envolve-se com várias atividades ao mesmo tempo;
5 – Com frequência perde coisas ou esquece coisas;
6 – Parece não ouvir quando lhe dirigem a palavra;
7 – Atividades que exijam esforço mental constante são muito desconfortáveis e/ou você evita;
8 – Esquece ou tem dificuldade em cumprir compromissos do dia a dia nos horários, pontualmente;
9 – Tem maior dificuldade em prestar atenção aos detalhes;
10 – Não tolera pessoas lentas, mantras, filmes longos, conversas extensas ;
HIPERATIVIDADE:
1 – Tem dificuldade em ficar imóvel por alguns minutos;
2 – Quando parado fica mexendo pernas, braços, segurando objetos, desenhando, rabiscando ou ajeitando cabelos;
3 – Percebe-se ou é visto como alguém que está sempre à mil por hora;
4 – Está sempre com pressa e faz tudo com muita rapidez;
5 – Fala exageradamente ou é visto como tagarela;
6 – Tem dificuldade em tarefas, lazer ou brincadeiras silenciosas;
7 – frequentemente corre, escala móveis, se machuca muito, é visto ou se percebe estabanado, pratica muitos esportes, atividades físicas e/ou está sempre em movimento;
8 – Tem dificuldade em permanecer sentado, no mesmo lugar, sem se levantar por longas horas em atividades obrigatórias ;
IMPULSIVIDADE:
1 – É comum terminar as frases para as pessoas, responder antes de ouvir toda a pergunta;
2 – Faz várias perguntas ao mesmo tempo e não espera as respostas;
3 – Interrompe as pessoas que estão falando e tem dificuldade em esperar a sua vez de falar;
4 – Passa de um assunto para o outro, várias vezes, deixando as pessoas confusas;
5 – Tem o hábito de falar o que lhe vem a mente e/ou muitas vezes cria situações embaraçosas;
Referências Consultadas:
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (APA). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. 5ª edição, Editora Artmed,2013.
NEUROMETRIA FUNCIONAL – Questionário da avaliação POC – Predomínio de Ondas Cerebrais
Escala de Avaliação ASRS-18 (ADULTO)
SNAP-IV – A.B.D.A Questionário Escolar e familiar – Crianças e Adolescentes (levantamento de indicativos de Transtornos do Déficit de Atenção e Hiperatividade) ABDA http://www.tdah.org.br/index.php?option=com_k2&view=item&layout=item&id=13&Itemid=118&lang=b
WAIS, Escala de Inteligência para Adultos
WISC, Escala de Inteligência para Crianças