São três os tipos de TDAH:
1 – Tipo desatentivo predominantemente (muito quietinhos fisicamente, parecem tristes ou tímidos; vivem no mundo da lua, falam pouco, mas pensam exaustivamente) – seis sintomas pelo menos nas características da desatenção e menos de seis para hiperatividade e ou impulsividade.
2 – Tipo hiperativo/impulsivo predominantemente : tem seis características dos sintomas da hiperatividade e impulsividade>
3 – Típo combinado: desatentivo, hiperativo/impulsivo: estão presentes no mínimo seis das característica de hiperatividade, impulsividade e menos de seis para desatenção.
Importante lembrar que estes sintomas devem estar presentes em pelos menos dois ambientes distintos e ainda, permanecerem por seis meses no comportamento infantil ou adulto com adequações à idade (quanto mais velhos ,menos características das atividades excessivas na parte motora e alguns comportamentos impulsivos).
Notadamente, adultos que sempre conviveram com o TDAH tem mais chances de criar estratégias para driblar suas dificuldades.
RESSALTAMOS AINDA: O diagnóstico deve ser feito com muita cautela e para a CIA do Cérebro, nenhum cérebro É e sim ESTÁ manifestando um quadro de transtorno, portanto,trabalhamos com a hipótese de avaliação situacional do comportamento compatível com TDAH.
Já presenciei mudanças tão significativas com alterações na tríade: alimentação, suplementação e treinamento do Sistema Nervoso Autônomo e Cognitivo que realmente questionamos o determinismo ou até mesmo, a minimização (remissão parcial do TDAH como preconiza o DSM 5) dos sintomas.
Referências Bibliográficas:
BRANDÃO, Marcus Lira 4 ed – Rio de Janeiro:Atheneu, 2019 281pp
COSENZA,Ramon M.Neurociência e Educação: Como o Cérebro Aprende/Ramon M. Cosenza, Leonor B.Guerra – Porto Alegre: Artmed, 2011 151pp
RELVAS, Marta Pires.Neurociência e Transtornos de Aprendizagem: As Múltiplas Eficiências para uma Educação Inclusiva, 6 ed Rio de Janeiro:Wack Editora, 2015. 144pp
ROHDE, Luis Augusto; Mattos Paulo & Cols. Princípios e Práticas em TDAH: Transtorno de Déficit de Atenção/ Hiperatividade. Porto Alegre: Artmed, 2003.
SILVA,Ana Beatriz Barbosa.Mentes Inquietas:TDAH:desatenção, hiperatividade e impulsividade- 4 ed. São Paulo:Globo,2014. 304pp.
SILVA, Ana Carolina Pereira da et al. A explosão do consumo de ritalina. Em: Revista de Psicologia da UNESP 11(2), p. 44-57, 2012.
Neuropsicologia:Teoria e Prática/Organizadores, Daniel Fuentes…[et al] 2 ed Porto Alegre:Artmed, 2014 432pp
Referências Consultadas (sites):
www.neurometriafuncional.com.br
www.cardioemotion.com.br
www.braintrainner.com
www.http//:tdah.org.br