A ansiedade já era uma triste realidade no Brasil; tendo sido divulgado em 2017 pela OMS como o povo mais ansioso do mundo e mantido em ascensão esta marca, com mais de 9,3% da população apresentando sintomas destes transtornos em 2019.
Ainda não se sabe como estará rankiado este cenário em 2020 com os desafios impostos pelo COVID-19, mas oficiosamente estes índices foram exponencialmente aumentados por tudo que se tem divulgado em mídias, artigos, matérias em revistas especializadas.
O que fazer quando os sintomas dos transtornos de ansiedade tornam a vida de seu portador disfuncional? Como controlar o sofrimento psíquico que parece interminável e desesperador?
Qual é o momento de buscar ajuda? Quando a ansiedade pode fazer mal à saúde? Quem já está doente tem condição de procurar um especialista?
Faz-se necessária a distinção entre um perfil ansioso, o que os especialistas chamariam de traço da personalidade e o transtorno de ansiedade que traz prejuízos à saúde cognitiva, comportamental e fisiológica do indivíduo. Este é o primeiro ponto.
A segunda questão, é perceber em que momento este paciente/cliente está, se ele ainda percebe seu estado, se consegue buscar ajuda sozinho ou já se encontra totalmente exausto emocionalmente e portanto, sem propriopercepção; sem distanciamento crítico ou em exaustão emocional, impossibilitado de tomar iniciativa ou até mesmo de pedir ajuda.
A ansiedade causada pelo distresse traz graves transtornos à saúde, pode piorar e até vir a fechar num diagnóstico de outras doenças comportamentais, pode acelerar ou desencadear doenças autoimunes, degenerativas neurológicas, cardiopatias, obesidade, enfim, todo o organismo é afetado pelo processo do transtorno ansioso.
Muitas vezes começa com insônia, aumento ou perda de peso significativa, arritmias, cefaleias, dores musculares, distúrbios gastrointestinais…
A maior parte dos brasileiros recorre à medicalização e na maioria das vezes, estes sintomas serão suprimidos, mas a causa, o evento que proporcionou o desequilíbrio do sistema simpático, não será corrigido.
A CIA do Cérebro também entende a saúde como parte de um todo maior estabelecido pelo tripé: alimentação(suplementação), exercício físico(banhos de sol estão indicados como parte do cuidado físico) e inteligência emocional.
A Neurociência ao apresentar ao mundo, a neuroplasticidade, proporcionou à tecnologia de procedimentos e exames através de imagens, resultando no que há de mais novo em termos de práticas integrativas no tratamento da saúde física e mental.
O Biofeedback oferece amplos recursos para o treinamento da coerência cardíaca através de condicionamento operante do Sistema Nervoso Autônomo.
Esta tecnologia já tem regulamentação e autorização da ANVISA para o tratamento de diversas patologias e seus sintomas com vasta publicação nas revistas de maior credibilidade junto à comunidade dos profissionais da saúde em todo o mundo.
No Espírito Santo, a CIA do Cérebro está licenciada pela Sociedade Brasileira de Neurometria Funcional para oferecer terapia e treinamento com equipamentos de Biofeedback e Neurofeedback e sem remédio na maioria dos casos, de forma rápida e divertida levar o paciente/cliente a entender o seu caminho de auto cura e alta performance.
Há dois anos, sediada em Vila Velha, atendendo com segurança, conforto e comprometida com resultados a CIA do Cérebro conta com sua idealizadora, Carla Afonso, Psicopedagoga, Comunicóloga, pós graduanda em Neuropsicologia e Neurotrainer, ainda utiliza diversas técnicas das terapias breves para facilitar o autoconhecimento e a ressignificação de padrões comportamentais com equipe de parceiros de diversas áreas da saúde física e mental: médicos, nutricionista funcional, facilitadora de Yoga, acupunturista, consteladora entre outros profissionais que se fizerem necessários à demanda do paciente/cliente.
A CIA do Cérebro tem como representado em seu logo a matriz de raciocínio que nos norteia; um hemisfério cerebral representado por uma digital: cada cérebro é único e portanto, cada caso exige um recurso singular e especial.
EU SOU CARLA AFONSO, DA CIA DO CÉREBRO. COMUNICÓLOGA, PSICOPEDAGOGA E NEUROTRAINNER, TRABALHO COM UM EQUIPAMENTO ÚNICO NO ES AUTORIZADO PELA ANVISA QUE PODE ELIMINAR SUA DOR NA MENTE E NO CORPO, AUMENTAR SEU DESEMPENHO, EQUILIBRANDO CENTENAS DE FUNÇÕES DO ORGANISMO, SEM REMÉDIO E À CURTO PRAZO.